top of page

Tapete Manifesto

Performance-Instalação concebida e dirigida por Thaís Medeiros traz à cena uma reflexão sobre o tema da violência contra as mulheres bem como a massificação e vulgarização da morte nos dias atuais. Uma procissão simbólica, um manifesto poético cênico inspirado nos tapetes devoção (realizados nas festas religiosas de Corpus Christi) contra a trágica tradição de assassinatos de mulheres no Brasil.

Trata-se de um ritual poético, uma tentativa de, a partir do espaço da performance, sacralizar a vida das mulheres violentadas e assassinadas, criando no momento da confecção da obra, uma nova realidade. Um rito de transformação da violência em poesia e o empoderamento da mulher.
A dramaturgia da performance foi desenvolvida com base em estatísticas, notícias e depoimentos pessoais dos participantes.

Tapete Manifesto participou da série-documentário Causando na Rua da cineasta Tata Amaral e de diversos festivais nacionais e internacionais dentre eles: TRANSIT IX, Hostebro, Dinamarca; Magdalena Muenchen Saison, Munique, Alemanha; Ocupação Magdalena Vila Itororó, SP; 13o Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11, Florianópolis, SC; Festival Internacional Multicidade – The Magdalenas Project, Rio de Janeiro, RJ; FAISCA, Alfenas, MG; e Ocupação Cena Aberta FUNARTE, Teatro de Arena Eugênio Kusnet, São Paulo, SP. A performance também foi apresentada nas unidades do SESC: Pompeia, Sto Amaro e Teatro Garagem em Brasília, DF.

bottom of page